Eine Anfrage in meiner Übersetzergruppe auf FB hat mich auf das Problem aufmerksam gemacht:
"Preciso de ajuda num assunto peculiar! Meu namorado é alemão e conversamos em inglês, mas talvez pela falta de vocabulário, pela confusão nas traduções, não sei ao certo, não consigo explicar a diferença entre ser e estar e isso está gerando algumas brigas... Por exemplo, quando você quer reclamar de um defeito ou algo que a pessoa faz, mas não quer dizer que aquilo é uma característica "nata" da pessoa, ou seja, que a pessoa é má ou algo do tipo. Então se alguém puder me ajudar com verbos na língua nativa dele ou frases que expliquem essa confusão doida entre "ações" e "personalidade", eu agradeceria. Eu ainda estou aprendendo alemão então pode acabar me ajudando também, haha"
As melhores respostas:
Heute bist du aber schlecht gelaunt. Du bist in letzter Zeit viel zu nervös. Use esses termos para mostrar que é temporário: heute, im Moment, derzeit, in letzter Zeit, seit einiger Zeit, etc.
- Du bist frech!
+ Das war aber frech...
- Du verstehst mich nicht.
+ Ich glaube, wir reden aneinander vorbei...
- Ich habe nicht verstanden.
+ Ich habe akustisch nicht verstanden.
(Essa diferença é clássica!)
(- = forma mais direta
+ = forma mais amena, com mais Fingerspitzengefühl...)
- Du bist immer zu spät!
+ Oh, ich habe lange auf dich gewartet...
- Du hast mich enttäuscht.
+ Ich bin enttäuscht.
Esses são bons exemplos de Ich-Botschaften. Um dos princípios da gewaltfreie Kommunikation* é você dizer o que sente, partir dos seus próprios sentimentos, em vez de qualificar o outro (acusar, criticar, etc.). *o livrinho é este: How to Disagree Without Being Disagreeable: Getting Your Point Across With the Gentle Art of Verbal Self-Defense.
Dê uma olhada no capítulo da gramática que trata das Modalpartikeln.