Werbung
LEO

Sie scheinen einen AdBlocker zu verwenden.

Wollen Sie LEO unterstützen?

Dann deaktivieren Sie AdBlock für LEO, spenden Sie oder nutzen Sie LEO Pur!

•  
  • Übersicht

Sprachlabor

Modalpartikeln - como modular uma frase em alemão sem o recurso da diferença "ser" e "estar"

Betrifft

Modalpartikeln - como modular uma frase em alemão sem o recurso da diferença "ser" e "estar"

Kommentar

Eine Anfrage in meiner Übersetzergruppe auf FB hat mich auf das Problem aufmerksam gemacht:

"Preciso de ajuda num assunto peculiar! Meu namorado é alemão e conversamos em inglês, mas talvez pela falta de vocabulário, pela confusão nas traduções, não sei ao certo, não consigo explicar a diferença entre ser e estar e isso está gerando algumas brigas... Por exemplo, quando você quer reclamar de um defeito ou algo que a pessoa faz, mas não quer dizer que aquilo é uma característica "nata" da pessoa, ou seja, que a pessoa é má ou algo do tipo. Então se alguém puder me ajudar com verbos na língua nativa dele ou frases que expliquem essa confusão doida entre "ações" e "personalidade", eu agradeceria. Eu ainda estou aprendendo alemão então pode acabar me ajudando também, haha"

As melhores respostas:

Heute bist du aber schlecht gelaunt. Du bist in letzter Zeit viel zu nervös. Use esses termos para mostrar que é temporário: heute, im Moment, derzeit, in letzter Zeit, seit einiger Zeit, etc.

- Du bist frech!

+ Das war aber frech...

- Du verstehst mich nicht.

+ Ich glaube, wir reden aneinander vorbei...

- Ich habe nicht verstanden.

+ Ich habe akustisch nicht verstanden.

(Essa diferença é clássica!)

(- = forma mais direta

+ = forma mais amena, com mais Fingerspitzengefühl...)

- Du bist immer zu spät!

+ Oh, ich habe lange auf dich gewartet...

- Du hast mich enttäuscht.

+ Ich bin enttäuscht.

Esses são bons exemplos de Ich-Botschaften. Um dos princípios da gewaltfreie Kommunikation* é você dizer o que sente, partir dos seus próprios sentimentos, em vez de qualificar o outro (acusar, criticar, etc.). *o livrinho é este: How to Disagree Without Being Disagreeable: Getting Your Point Across With the Gentle Art of Verbal Self-Defense.

Dê uma olhada no capítulo da gramática que trata das Modalpartikeln.

Palavras como ja, wohl, eben, schon, denn, etwa, bloß, vielleicht, entre outras, servem para modular a mensagem. E outras como ganz, gerade, gleich, einfach, erst, schließlich, überhaupt e ruhig, embora não sejam partículas modais, também podem assumir essa função.

Dá uma olhada nesse artigo da Wiki...

https://de.wikipedia.org/wiki/Modalpartikel?f...

Em português, muita coisa é modulada por verbo. Tem os verbos perifrásticos, muito comuns em nossa língua. Exemplo:

Acabei de reservar as passagens.

O "acabei" é um verbo perifrástico que acompanha o "reservar".

Em alemão, a modulação acontece de outra forma. No exemplo acima, usa-se normalmente "gerade":

Ich habe gerade die Tickets reserviert.

Uma partícula modal comuníssima é o ruhig. Nas aulas de alemão a gente aprende que ruhig significa calmo, quieto, parado, sossegado, etc. Mas esse é o uso como adjetivo. Como partícula modal ele assume outro significado:

– Hmmm... esse biscoito tá uma delícia.

– Pode pegar mais!

– Hmmm... diese Kekse sind lecker!

– Nimm ruhig mehr!

O "ruhig" sinaliza para a pessoa que ela deve ficar à vontade, você está dando espaço pra ela. Sem ele, a frase acima ficaria meio seca e soaria como uma ordem:

– Nimm mehr!

O etwa também é bem legal, veja:

1) Meine Kekse sind verschwunden! Hast du sie genommen?

2) Meine Kekse sind verschwunden! Hast du sie etwa genommen?

A primeira é bem direta e soa como acusação. A segunda é modulada: o etwa sinaliza para o interlocutor que você supõe que ele pegou os biscoitos mas não tem certeza disso.

Em português é a mesma coisa:

1) Cadê meus Tostines? Você pegou meus Tostines?

2) Cadê meus Tostines? Por acaso foi você quem pegou?

Verfasser CARIOCA (324416) 03 Feb. 19, 14:43
    Kommentar

Pequenas ajudas tem no YouTube, p.e. https://www.youtube.com/watch?v=89HQBrM3Ask

Mas esses dois não vão escapar de estudar a língua materna do parceiro! :-)

Veja os cursos do Leo! Também veja as gramáticas do J.F. Mehr (um génio de idiomas) - alemão para brasileiros e português brasileiro para alemães: http://www.instructioneducation.info/indexspr.html

#1Verfasser Bramiguinho (1254019) 03 Feb. 19, 18:18
    Kommentar

O Leo tem curso de alemão para estrangeiros?

#2Verfasser CARIOCA (324416) 03 Feb. 19, 21:05
    Kommentar

Desculpe, eu me enganei. Só tem cursos para alemães aqui. Mas tem cursos bons na VHS.

E tem cursos de português brasileiro para alemães.: https://tdict.leo.org/content/index.php?lang=...

#3Verfasser Bramiguinho (1254019) 03 Feb. 19, 21:21
    Kommentar

Eu dava aulas de português na VHS... Era advogada de dia, mas isso me ajudava a não esquecer o português quando ainda nem havia internet!

#4Verfasser CARIOCA (324416) 04 Feb. 19, 13:33
    Kommentar

Que legal!

Você novamente mora no Rio?

#5Verfasser Bramiguinho (1254019) 04 Feb. 19, 17:37
    Kommentar

Sim!

#6Verfasser CARIOCA (324416) 04 Feb. 19, 18:47
    Kommentar

Eu morei por alguns meses em Copacabana e Recreio. Depois me mudei para Natal. Gosto do Rio mas adoro o clima de Natal!

#7Verfasser Bramiguinho (1254019) 04 Feb. 19, 19:00

•  
  •  
  •  
  •  
  •  

­ automatisch zu ­ ­ umgewandelt